segunda-feira, 21 de maio de 2012

A nossa África


Tenho ouvido falar muito que é só uma questão climática. Mas não é somente esse fator que tem acometido o nordestino. A seca é acelerada pelo processo de desertificação, e formas abruptas de retirada do solo sem repor. Isso significa que o bicho-homem está destruindo o habitat do ser-sendo-homem.

E onde estão os políticos? Onde estão as Secretarias? Onde está a Igreja? Os políticos tem demonstrado que realmente a população fala a verdade? As Secretarias tem feito seu PAPEL? E a Igreja o que tem feito de relevante?

O pior de tudo é a descriminação que acontece com o povo nordestino. Se isso estivesse acontecendo com o sudeste...

Na Bahia, a seca é considerada a pior dos últimos 50 anos. A longa estiagem no estado já levou 234 dos 407 municípios baianos a decretar estado de emergência. O governo estadual já reconheceu a emergência em 220. A população padece de sede. Muita gente está há 40 dias sem água porque não tem dinheiro para comprar. Plantações inteiras foram perdidas. A EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) calcula que já temos um prejuízo de quase R$ 100 milhões

Quantos pessoas vão precisar morrer? Quantos animais vão precisar morrer? Quantas plantações se perderão? Quantos nordestinos vão precisar ir embora de suas terras e famílias? Até quando?

Nenhum comentário: