sábado, 23 de junho de 2012

Celebração da Santa Ceia.

Add caption

Add caption
Add caption
Add caption




sexta-feira, 22 de junho de 2012

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Resposta a um amigo!!!

O senhor disse que a situação do nordeste sempre foi essa, mas isso não é verdade. Existe uma situação em que o semi-árido nordestino, não somente a Bahia passa por um ciclo de aproximadamente 26 anos. Na década e 80 houve uma seca, não com essas proporções e está se repetindo agora com mais força.
Muitos políticos realmente usam isso como possibilidade de desvio de dinheiro. Mas a pergunta é: então o que fazer?

Sei que realmente faltam políticos para cumprir sua missão. Entretanto, outra pergunta é, e nós temos cumprido a missão?

Órgãos para amenizar a situação sempre vão aparecer. Mas não podemos deixar a responsabilidade com o outro se ela também é minha. Precisamos entender qual é o objetivo da Igreja, pois muitas vezes temos transformado a Igreja em um "Clube Social" e não um grupo de pessoas regeneradas com o intuito de regenerar o mundo. A pergunta que eu faço agora é a mesma de Jesus quando perguntado depois de explanar sobre amar o próximo. Quem é meu próximo?

Às vezes ficamos na nossa zona de conforto, pois é confortável, e não nos informamos a respeito das necessidades dos outros, pois se soubermos as necessidades do outros me dá a responsabilidade de ajudar. Porque se não ajudar nossas mentes entendem como pecado, mas por falta de conhecimento, minha mente não vai doer.

Em Pernambuco a Igreja Católica junto com a FETAPE estão se organizando para pressionar o Governo pedindo agilidade nas reivindicações feitas pelos agricultores no agreste e sertão. A região de Irecê-Ba onde Lapão faz parte é era exportador de feijão e de mamona e milho. E esse ano já se perdeu a plantação. Acredite, comprávamos feijão a R$ 1,50 o Kg, agora já chega a R$ 5,00 o Kg.

Enquanto a questão de água no subsolo, isso depende muito do lugar. Os mais antigos dizem que no passado furava-se um poço e com 15 metros já tinha água. Agora com no mínimo de 160 metros não se encontra água. Sem a existência de rios e com clima semi-árido, a agricultura regional de Irecê e região são mantidas principalmente pela extração de água do subsolo. Mesmo assim, produtores acabaram encontrando na concessão de seus poços uma forma de sobrevivência. Hoje a escassez hídrica no subsolo, de acordo com o Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo (IPT), é associada às rachaduras nas ruas, propriedades rurais e casas do município de Lapão-BA.

O que sei é que precisamos unir as nossas forças, pois muitas pessoas estão precisando de ajuda. 

Desculpe pelo desabafo, mas foi feito por alguém que conhece alguns caminhos políticos, conhece um pouco das estruturas religiosas, por alguém que foi criado no sudeste tendo uma raiz nordestina e escrava e sabe de todas as possibilidades que os políticos, a Igreja e os mais ricos podem fazer em prol do outro e não o faz.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=3344581178878&set=a.1599580754958.2077951.1399214077&type=1&theater