sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Meu Deus... Até quando?!

A bebida está rolando solta entre a moçada!!! Não é difícil ouvir comentários sobre o consumo de álcool por jovens, às claras sem subterfúgios, em bares próximos às escolas, no intervalo das aulas nas praças.
A sociedade adota atitudes paradoxais frente ao tema: por um lado condena o abuso de álcool pelos jovens, mas é tipicamente permissiva ao estímulo do consumo. O problema do alcoolismo é um grande tabu, mas quando se trata de crianças e adolescentes, a situação é mais complicada e delicada ainda. O assunto é um problema social e deve ser debatido por todos os membros da sociedade.
Uma pesquisa realizada em todo o Estado de São Paulo mostrou que metade dos estudantes entre 10 e 12 anos, já fizeram uso de bebidas alcoólicas e, na grande maioria, com apoio ou exemplo dos pais. A família precisa ficar atenta como a bebida é apresentada aos filhos. Muitas vezes, os próprios pais é que oferecem a bebida, e acham isso algo normal e interessante. E essa realidade paulistana não é diferente da realidade lapoense.
Só para você ter uma idéia de como o problema é sério, hoje quase metade dos jovens com idade entre 12 e 17 anos já bebeu; enquanto lá nos anos 80, o consumo se iniciava entre os 16 e 17 anos. Não podemos esquecer também, que os crimes provocados pelo uso do álcool cresceram de forma assustadora. Quando fiz o tema desta reflexão, fiquei pensando no que tenho feito para mudar essa realidade. Até quando olharemos e diremos que é coisa normal de adolescente? Enquanto isso eles vão se perdendo, cometendo crimes, etc. Até quando ficaremos de braços cruzados vendo nossa juventude se perdendo? Isso não é somente responsabilidade das autoridades, que precisam melhorar e muito a fiscalização, a prevenção, isso é dever de todos nós. Parafraseando o slogan do combate a Dengue: “Combater o alcoolismo entre os jovens, é um dever meu, seu e de todos nós”.
Vamos juntos mudar essa realidade, que também é responsabilidade sua.

Nenhum comentário: